Clouds públicas, privadas, híbridas e multicloud

Daniane Gomes
2 min readJan 27, 2022

Threads que viraram posts

Photo by Dallas Reedy on Unsplash
Thread originalmente publicada no Twitter e transformada em blog post.

Clouds Públicas

Clouds públicas são as que a infraestrutura de TI onde rodam as aplicações não é de propriedade do usuário. Máquinas físicas são compartilhadas com outros usuários, apesar de ter acesso somente ao próprio ambiente. As mais conhecidas são AWS, Azure, Google Cloud Platform, etc.

Clouds Privadas

Clouds privadas são as que a infraestrutura é dedicada ao usuário. As máquinas físicas não são compartilhadas com mais ninguém. Os servidores físicos não precisam estar necessariamente nas instalações da empresa (“on premises”). É possível alugar datacenters “off premises”.

Clouds Híbridas

Clouds híbridas são uma mistura entre pelo menos uma cloud pública e uma privada ou on premises com conexões entre si. Necessitam de uma ferramenta de orquestração. É uma abordagem mais complexa mas a vantagem é a flexibilidade.

Mas por que uma empresa optaria por cloud híbrida?

Consideremos que por questões legais precisam que dados sejam armazenados em servidores físicos dentro das próprias instalações mas ao mesmo tempo querem fazer uso de recursos de clouds públicas como por exemplo auto scaling.

Cloud híbrida é a alternativa.

Multicloud

Muticloud é um ambiente de cloud híbrida, porém com a diferença que faz uso de mais de um provedor de cloud, ou seja: uma mistura de diferentes clouds públicas, como por exemplo uma combinação de AWS e Azure.

--

--